terça-feira, 21 de junho de 2011

Chromebook o Notebook do Google

Partindo do princípio da "computação nas nuvens" o Google desenvolveu um conceito de Notebook o "Chromebook" que roda o sistema operacional Chrome OS e possuiu os principais serviços do Google como  (Gmail), navegação (Chrome), chat (Google Talk), fotos (Picasa), processador de texto, planilhas, apresentações (Google Docs) tudo isso online, ou seja, o Chromebook e dependente da internet para que seus principais recursos em termos de software funcionem, o pessoal do Google acredita que essa é uma boa fórmula já que hoje em dia ficar conectado em qualquer lugar é muito fácil devido a quantidade de soluções de conexão a internet disponíveis hoje em dia. O que demandaria um Notebook não tão robusto para desempenhar suas tarefas do dia a dia. 

Segundo David Pogue do The New York Times 

"No mundo real, Chrome OS deixa a desejar mas vamos dar uma chance a esse novo conceito. Como esse novo paradigma de notebooks criado pelo Google se sai no mundo real? O primeiro princípio é que você está sempre online. Isso é importante, pois um chromebook é praticamente inútil quando offline. Não dá pra ver e-mail, ler documentos, livros ou ouvir música. Na prática, um chromebook offline é um tijolo de 1,1 quilo.

Infelizmente, não muito bem.
O Google afirma que uma atualização permitirá pelo menos acessar e-mail, agenda e documentos do Google Docs em modo offline e, com o tempo, mais aplicativos também suportarão essa função."
 O Chromebook usado por ele foi desenvolvido pela Samsung, o tempo dirá se esse conceito do Google irá ou não ter um futuro promissor, frente aos notebooks já disponíveis no mercado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...